Planetário do Porto

Na escola da C. andam a aprender o sistema solar. Chega sempre a casa a falar de planetas, cometas, e outras historietas, num entusiasmo maravilhoso (e ovação em pé para esta escola!).
Como consequência natural, começou a falar do Planetário e por isso no sábado passado lá fomos, para uma coisa chamada Há formas no espaço.


Foi a primeira vez que visitamos e confesso que fiquei algo desiludida com o espaço. Entramos no edifício e tem um átrio grande onde estão pendurados os planetas e onde tem algumas mesas com uma coleção de Playmobil no espaço. Mas nada mais. Estava à espera de um museu, de coisas interativas, de planetas pousados no chão para vermos melhor e aprendermos tudo. Mas nada disso. Achei bastante desaproveitado. Nesta entrada tem também uma porta para um auditório, com cadeiras que reclinam e onde assistimos a uma sessão no tecto redondo, a simular o espaço. A sessão foi gira, totalmente direcionada para os miúdos, com perguntas e respostas e várias curiosidades. Como eles têm já um grande conhecimento do espaço para a idade que têm, conseguiram responder a tudo, fazer perguntas e aproveitar. Crianças a quem o sistema solar não diga nada, não irão aproveitar tanto (e creio que aquilo é direcionado dos 3 aos 7 anos). No fim tiramos uma fotos e no global a C. adorou - mas a mim ficou aquela sensação agridoce (o mesmo do Portugal dos pequeninos, na verdade) de que há muito potencial, mas está totalmente desaproveitado. Se tiverem em casa mini astronautas, fica a sugestão.

0 Coisas dos outros