Ora então, resumo:
- Em Março de 2020 a senhora que nos vinha cá a casa deixou de vir e não regressou. Dado o prolongar da situação, acabei por dispensá-la em setembro, depois de ter estado de março a setembro a pagar-lhe sem ter vindo cá a casa nenhuma vez, o que acordei com ela. Foi a forma possível de compensar o despedimento, que não é bem um despedimento porque era um serviço à hora, mas temos de ser uns pelos outros;
- Precisamente em Março de 2020, coloquei em prática um calendário de lides domésticas (limpezas) totalmente absurdo, que me tirou anos de vida (e quilos de cima), que não se conseguia manter eternamente (basicamente limpava a casa toda quatro vezes por semana, a par com o trabalho normal, crianças em casa, almoços, jantares - vários posts sobre o tema ali em Março, Abril)
- Depois disso tentei um modelo diferente, de limpeza a fundo ao fim-de-semana. Por um lado, temos mais tempo; por outro, o fim-de-semana é todo o tempo que temos e perdíamos um dia com isto. Manhã toda para aspirar, limpar, pó, casas de banho. E tarde ou noite para ferro. Era eficaz, no sentido que ficava limpa, mas não era prática para o nosso estilo de vida.
- Este cenário trouxe-nos ao actual: em setembro fiz uma revisão do modelo de organização cá de casa e revi o calendário das limpezas, que passou a integrar a minha agenda, em modo post it, como outras tarefas semanais.
O que acontece agora (modelo revisto) é que divido as tarefas de limpeza pelos cinco dias úteis da semana, faço uma cada dia e tenho o fim-de-semana livre.
A grande desvantagem (começo já por aí, para arrumar) é que não há dias de descanso à semana. Significa que trabalho o dia todo e tenho de encaixar ainda uma tarefa doméstica (aspirar, limpar as casas de banho, limpar o pó, etc; escolho uma, máximo duas!).
No entanto, por outro lado, estou menos tempo seguido a tratar do assunto e sobretudo ganho os fins-de-semana (salvo passar a ferro, que geralmente se mantém ao domingo à noite, depois de deitar crianças). Tento normalmente fazer as coisas na hora de almoço, enquanto por exemplo vai adiantando o jantar e sim, não descanso, mas estamos a falar de dias úteis, não é suposto descansar!
Assim, ao domingo olho para a agenda, olho para os post-its e colo cada tarefa num dia, conforme for a semana, não havendo obviamente uma enorme variação, porque se aspirei a casa numa segunda, de certeza que na segunda seguinte está a precisar muito de voltar a ser aspirada, por isso não o vou fazer na quinta ou sexta (sendo que aspirar nem é o melhor exemplo, porque a cozinha e sala é todos os dias, graças a duas crianças fofas que comem nas duas divisões). Se, por exemplo, limpar as casas de banho a uma terça, voltarei a fazê-lo na terça ou quarta (máximo) seguinte, mas no meio, dou um jeitinho. Para isso comprei umas toalhitas de limpeza, que passo nas casas de banho, não fica tão bem como a esponja, líxivia, cif, etc., mas aguenta a coisa no intervalo.
Até ver o sistema tem resultado e de todos (versão 0 de Março com limpezas a fundo três ou quatro vezes; versão 1 de Junho, com limpeza a fundo ao fim-de-semana) é o mais adequado à nossa realidade - mas se, e quando, for preciso rever, será revisto!
As refeições, não há grande volta. Mantenho a planificação a quinze dias, que ajuda sobretudo nas compras, como já falei algures, e também a variar e tem funcionado, às vezes com mais imaginação, outras vezes com menos. Um destes dias fiz lasanha, que não comíamos desde Maio! Realmente, só é preciso é ter ideias, fazer nem custa!
Tento ver páginas e inspiração de organização, mas cada vez mais me convenço que temos de ir testando e vendo o que resulta. Para quem souber de organizadores profissionais com as melhores dicas, fico desde já agradecida! Tudo o que ajudar, ajuda!
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