Fui dormir com o Afonso Cruz todas as noites durante mais de 15 dias. Embora tenha adorado as frases, a escrita, não sei se foi o ritmo, se a forma, adormecia-me todos, todos os dias. Por isso demorou séculos a ser acabado. Mas estou contente por finalmente ter estreado este autor (embora não tenha sido assim uma leitura que me fascinou por aí além..)
22 outubro, 2023
07 outubro, 2023
Carta aberta. À minha filha que faz 9 anos
C.,
Estou constantemente a achar que o tempo passa demasiado depressa e fazeres 9 anos hoje dá-me mais uma vez a prova de que é verdade. Principalmente porque nos lembramos tão perfeitamente do dia em que nasceste, que foi quase há uma década, mas é tão presente como se tivesse sido ontem. Mudou tanta coisa deste então. A nossa família está o triplo em crianças, mudámos de cidade, de casa..
Também estás a mudar. Antevejo uma pré-adolescência com tudo o que isso tem de bom e de menos simpático. Já tens momentos de nos revirares os olhos, de nos dizeres "poupa-me..." e de revoltares profundamente em modo zangada. Isto é tudo novo para nós.
Mas por outro lado, continuas a ser imensamente sensível, no que sentes, no que escreves, como te comportas. Tens uma preocupação enorme com os outros, às vezes à frente de ti própria, és querida, preocupada, atenta, amorosa. Isso está tudo igual.
Fazes ginástica, rodas, pinos, cambalhotas. Adoras mar e piscina, desenhas, escreves. Fizeste um cartão ao pai nos anos dele que nos surpreendeu a todos. As tuas composições na escola são incríveis. És uma excelente aluna. Já falas bem inglês. Preferes letras a números (tal e qual a sua mãe...!). Gostas muito de ler (neste momento, banda desenhada principalmente). E claro, continua a paixão da televisão, ainda que mais moderada. Dizes que quando fores grande queres ser cozinheira (ou professora, ou pintora às vezes) mas na verdade ainda nem decidimos a próxima escola. Lá iremos - mas tu pedes o Clara quase todos os dias.
Detestas andar de carro mas adoras avião e podíamos estar sempre a viajar.
Não pediste prenda este ano mas pediste um voo para irmos ver o tio Diogo à Irlanda. E andas a sonhar com o Japão.
Quando vamos às compras queres roupa e calçado. Já não há bonecos nas tuas camisolas, só tops curtos! És super confiante, adoras experimentar roupa e estás manifestamente a ficar uma vaidosa! Venha a Zara em vez do Toy's'r'us. Fruto da idade, nós percebemos.
Gostas de "passar tempo com a família" e o natal "não é sobre prendas, mas estarmos juntos". É o tamanho do teu coração. És a mais querida com as manas, super protetora da I. (ai de quem lhe faça alguma coisa!) e uma mini-mãe da L., que dizes que é a bebé mais fofa e inteligente do mundo!
Sou tua fã incondicional. Mesmo quando te zangas toda comigo, até quando me viras os olhos. Porque na verdade eu sei que és a minha C. para sempre. Gosto de ti! Parabéns a nós